Michael Kiske Brasil :: O Site Brasileiro!
Conecte-se para visualizar o site livre de propagandas , ter acesso à todas as áreas do fórum e participar do Fã Clube Brasileiro de Michael Kiske.




Chaves!*

Ir em baixo

Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Sab Mar 21 2009, 12:48

Como estamos falando muito do Chaves, resolvi fazer esse tópico e se os moderas quezerem, passem os diálogos que estamos flando do Chaves pra cá! Divirtam-se!!!
.
El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil) é uma famosa comédia de televisão mexicana exibida originalmente entre 20 de Junho de 1971 e Janeiro de 1992. A série foi criada e estrelada pelo dramaturgo Roberto Gómez Bolaños, ele também produziu a série ao lado de Enrique Segoviano, nos estúdios da empresa de Televisão Televisa. Exibido atualmente no Brasil pelo SBT.

Sinopse
Com um humor sem apelos exagerados que explora situações do dia a dia e mal entendidos cômicos com uma ótica otimista, sob a pele do garoto Chaves no cenário de uma vila da periferia de uma grande cidade, o abismo social entre vizinhos e a fome e o desamparo das crianças de rua, e a relação entre vários âmbitos sociais.

História
O programa começou em 1969, depois que seu protagonista, Chaves, apareceu junto com outra personagem, a Chiquinha, em um curta-metragem durante outro programa de televisão popular no México.[2] A princípio se dirigia a um público maduro, mas se mostrou extremamente bem-sucedido entre as crianças mexicanas, e então decidiu-se "redirecionar" o programa ao público infantil. O nome "El Chavo del Ocho" é uma referência à emissora de TV que o produzia, a Televisa, cujo canal era o 8.

Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, foi o criador principal e a estrela do programa. Chamou Florinda Meza García para atuar no programa; Chespirito e Meza iniciaram um relacionamento em 1978 (que dura até hoje). Edgar Vivar foi o segundo ator a entrar para o programa. Chespirito contratou Ramón Valdés porque o havia conhecido há muitos anos; Valdés, irmão de Tin-Tan e tio de Cristian Castro, havia feito vários filmes que viu. Rubén Aguirre foi conduzido ao posto de "professor" no programa. Aguirre e Chespirito trabalharam juntos por anos. Carlos Villagrán era somente um fotógrafo amigo de Aguirre e foi a uma festa feita por ele. Villagrán deu um passo para a comédia ao inflar suas bochechas além do normal, e Aguirre contou a Bolaños sobre o talento oculto de seu amigo. Villagrán foi contratado rapidamente para o programa. María Antonieta de las Nieves era uma atriz que só havia usado a voz para anúncios da Televisa. Ao ouvir sua voz, Bolaños pensou que era perfeita para o programa. Os últimos a unirem-se ao programa foram Angelines Fernández, uma antiga atriz de telenovelas, e Horacio Gómez Bolaños, o irmão de Chespirito que nunca antes havía considerado a atuação; originalmente só ia supervisionar o programa.

Personagens
Chaves
Sua personalidade demonstra uma certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga. Apesar de sempre ser chamado de Chaves, não é esse seu verdadeiro nome, o qual nunca é revelado, devido à interrupções não intencionadas de outros personagens quando está prestes a ser pronunciado. Isso acontece em 3 oportunidades: com o Jaiminho, com a Chiquinha e com o Kiko
Bordões
* "Foi sem querer querendo."

* "Tá bom mas não se irrite.(fica mais engracado quando sua voz esta apertada)"

* "Ninguém tem paciência comigo!"

* "Pi pi pi pi pi pi" (choro)

* "Que burro, dá zero pra ele!"

* "Não tem por onde."

* "Ah, também eu nem queria ..."

* "Zás e Zás e..."

* "Isso, Isso Isso!"

* É que Me escapoliu"

* Seu Madruga sua vovozinha...

* "Agora eu arrebento isso que você chama de cara."

* "Ah, então se é assim, sim!"
Seu Madruga
Na trama, o personagem tem como filha uma garotinha chamada Chiquinha, cuja mãe nunca foi mostrada ao vivo. Madruga é sempre injustamente castigado com tabefes no rosto por Dona Florinda. Vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, feitas pelo Senhor Barriga, dono da vila. Sempre repreendia o protagonista, Chaves, por suas travessuras, com cascudos e socos na sua cabeça. Porém não o odiava.

Frases
* "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena".
* "Sou pobre, porém honrado!".
* "As pessoas boas devem amar seus inimigos".
* "Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar".
* "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar".
* "Atores vemos, costumes não sabemos".
* "Não há pior luta do que aquela que não se enfrenta.".
* "Ganha aquele que não perde!"
* "Mas como se atreve a me acordar às dez da madrugada?"
* "A carne de burro não é transparente".
* "Sabe como é, todo esse tipo de porcarias: papéis, lixo,.. Florinda..."
* "Higiênicos churros de Dona Florinda... Ai que droga! Velha ridícula!"
* "Isto é uma caliúnia (sic)! Uma caliúnia (sic)! Você sabe o que é uma caliúnia (sic)?"
* "Temos que saber medir a consequência dos nossos atos".
* Debochando de Dona Florinda, após esta desmaiar em cima de um amontoado de gesso: "Uma mulher de gesso com coração de pedra".
* Explicando porque não arranja um emprego: "Eu gosto de dar oportunidades aos mais jovens. E tenho esta nobre atitude desde os meus quinze anos".
* "Somente as pessoas ruins sentem prazer com o sofrimento alheio."
* "Não consigo uma boa recomendação de trabalho do meu último patrão porque ele morreu há vinte anos."
* "Se quisermos ser alguém na vida temos que devorar os livros."
* "A tormenta se avizinha".
* "Sabem o que significa isto? Prerigo (sic). Ouviram bem?! Pre-ri-go (sic)!"
* "As virtudes da vida baseiam-se nos princípios morais".
* "Não discuta quando você não tem certeza."
* "Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa."
* "Domine seus momentos de raiva!"
* "Reprima seus impulsos"!
* "Na vida temos que sacrificar algumas coisas para conseguir outras."
* "Se soubesse que tinha mandado um idiota fazer isso tinha ido eu mesmo."
* "Para o amor não há barreiras. Todas se rompem."
* "Do que adianta algumas pessoas terem tanto dinheiro no bolso se não têm nem um pingo de caráter?"
* "Não existe dinheiro que compre um sorriso."
* Perguntou ao Chaves:"Você não tem olhos? O-L-I-O-S, olhos?"
* "Essas crianças de hoje são verdadeiros poliglotas!" (querendo dizer que são trogloditas)
* "Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo."
* "Não se deve colocar apelidos em ninguém! Devemos chamar as pessoas pelo nome!"
* "Moça bonita! Moça bem feita! Moça formosa!"

Bordões[/b]
* "Tinha que ser o Chaves mesmo"
* "Que que foi, que que foi, que que há?"
* "Só não te dou outra porque..."
* "Com licencinha que o Madruguinha vai tomar um cafezinho!"
* "Com toda Barriga, senhor Certeza" (troca o nome do Senhor Barriga pelo de algum objeto qualquer na mesma frase)
* "bibibibibi" (imita o choro do Chaves)
* "Iiiiiiiiiiiiii!" (choro)
* "Ei Ei Ei Eiii!"
* "Pois, pois" (imita o Chaves sem jeito)
* Digo, Digo

Dona Florinda
É uma mulher madura, vestida com avental e bóbis na cabeça, envelhecida pelo tempo, viúva de um comandante da Marinha e mãe do bochechudo Quico e constantemente chamada pelos moradores da vila de velha coroca , velha briguenta , velha carrancuda , velha burrona , entre outras coisas.

Dona Florinda é uma mulher que crê que ainda vive numa situação de riqueza, por ser a que tem os melhores dotes financeiros da vila, quando na verdade a situação não está tão boa assim. Mas ela mantém a pose e a honra, e promete que um dia ainda se muda da vila, pra ficar bem longe da gentalha.

Sua grosseria e mau-humor lhe renderam o apelido de velha coroca, ou ainda velha carcumida. Dona Florinda reclama de tudo: da preguiça e vagabundice de Seu Madruga, da sujeira no pátio, da bagunça das crianças. Ríspida e brutalhona, sempre estapeia o Seu Madruga ao ver seu filho Quico chorar, sem nem sequer perguntar se ele teve ou não culpa na história, porém em algumas vezes ela o elogia dizendo até que tem gosto de tê- lo como vizinho devido as famosas frases que ele fala que segundo ela constitui um ensinamento para as crianças.

E Quico é seu mimo, seu xodó, ela o protege de tudo e de qualquer coisa. Mesmo apertada, ela cria o garoto a pão-de-ló.

Mas a amante da ordem, da limpeza e da disciplina se derrete, e seu mau gênio se transforma em doçura e encanto quando ela se depara com o Professor Girafales, que sempre lhe traz uma ramo de flor, e é recebido com uma xícara de café.

Seu nome completo é Florinda Corcuera Vidialpango viúva de Matalazcayno

[i] Bordões

* E da proxima vez vá...sua vó!

* Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?

* Oh mas é claro que não! Entre!

* Vamos tesouro! Não se misture com essa Gentalha!

* Que milagre o senhor por aqui!
* Quico,rei,coração...(seu madruga)loteria!

Chiquinha
É filha de Seu Madruga e órfã de mãe, que morreu em seu nascimento. É travessa, baixinha, cheia de sardas, esperta e muito astuta, porém, sem muita capacidade intelectual para a escola. Seu verdadeiro nome é Maria Francisca, nome dado pelo seu pai por causa das pintas que herdou da bisavó, Dona Neves. Chiquinha é uma feminista convicta, e adora pregar peças e se dar bem às custas dos tontos do Chaves e do Quico, que sempre caem nas armações da garota. Filha de Seu Madruga e bisneta de Dona Neves. No seriado a própria Chiquinha faz o papel de Dona Neves. Este nome foi escolhido, pois em seu nome original, Maria Antonieta de La Nieves o sobrenome foi traduzido para o português, Neves, Dona Neves.Em alguns episodios Chaves revela o nome verdadeiro de Chiquinha:Francisca,mas ele a chama de Francisquinha.

É apaixonada por Chaves, o qual a faz sentir ciúmes de Paty. Chiquinha tem um bom coração e ama a todos, mas não demonstra isso. Se penteia com duas chiquinhas desalinhadas que nunca deixou direito e usa uma franja pequena. Usa óculos que não têm lentes. Já usou diversos tipos de vestuário, sempre um vestido curto: no começo era listrado, depois todo verde, mas o mais famoso é um verde com gola amarela e usa suéter vermelho. Traz um calção branco por baixo do vestido.

Bordões
* Sim! Pois é, pois é, pois é!
* Ué- ué - ué -ué - ué -ué - ué - ué - ué - ué!!! (choro)
* Eu vou contar tudo pro meu pai que você me (Ela começa a inventar desculpas)
* Ai Chaves o que você tem de burro você tem de burro
* papaizinho lindo meu amor / professorzinho lindo meu amor

Quico
Frederico é o pai de kico. Comandante da Marinha, morreu quando seu barco velho naufragou em alto-mar. Sua partida é mostrada em flashback no episódio "O Despejo do Seu Madruga", quando Dona Florinda relata ao namorado, o Professor Girafales, sobre o pai de kico, que foi interpretado pelo própio Carlos Villagrán. Quando era vivo, kico ainda era bebê, usava uma roupa vermelha e tinha apenas sua bola. Ele era tão pequeno que não conseguia sair de seu cantinho, a não ser pela porta. Ele também era similar ao Quico, muitas frases e gestos eram dele como: Ai cale-se cale-se cale-se o você(s) me(nos) deixa(m) louco(s), e seu gesto antes de fazer alguma coisa.

Bordões
* Mamãããããe!
* Você vai ver, eu vou contar tudo pra minha mãe.
* Ele me bateu!
* Gentalha, gentalha!
* Da parte de quem?
* Quer um pirulito, Chaves? Chaves responde que sim e ele diz: Compra!
* Você não vai com a minha cara?
* Que coisa, não?
* Ah cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa loooouco!
* Não deu.
* Quando lhe perguntam: O que te importa? Ele diz: Come torta!
* Diz que sim, diz que sim, vai... Siiiim?
* "Ah-rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr (choro)
* Por isso eu digo que...
* Ah então assim sim.
* Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!

Professor Girafales - Mestre Linguiça
Inocêncio Girafales trabalha com professor da segunda série do primário de uma escola. Ele sonha que seus alunos, um dia, se tornem pessoas cultas e acredita piamente que eles são o futuro da pátria. Girafales tem várias habilidades, como a carpintaria, Botânica, a arte da calistenia (aquecimento antes de exercícios físicos), esgrima e canto.

Bordões
* Tá!Tá!Tá!Tá!Táá!
* Vim lhe trazer este humilde presente
* Se não for incômodo
* Dizia eu que a aritmética...
* Quero saber por que causa, motivo, razão ou circunstância...
* Não sou professor nem meu nome é lingüiça! Sou Lingüiça e meu nome é professor... Digo... sou professor e meu nome é Girafales!
* Depois da senhora
* Que vergonha, meu Deus, que vergonha...

Dona Clotilde - Bruxa do 71
Apaixonada pelo Seu Madruga, tenta sempre agradá-lo (e, quem sabe, conquistá-lo), com todo tipo de gênero alimentício, de tortas doces a frangos assados.

As crianças da vila tinham muito medo da dona Clotilde e principalmente de entrar em sua casa, pois pensavam que ela era uma bruxa, daí o apelido Bruxa do 71 (71 era o número de sua residência na vila).

Ela, por sua vez, outrora teve um pequeno cão (chamado Satanás), que ficava escondido em sua casa porque Dona Florinda abominava e proibia animais e crianças pequenas na vila, vivendo a pregar cartazes com suas proibições, que segundo Dona Clotilde eram ridículas.Possui também bons dotes financeiros,mas não é metida como Dona Florinda.

Bordões
* É melhor não dizer nada.

* Quem é bruxa?

* Como disse?

* Eu não sou nenhuma bruxa.

* Ai Minha Nossa!
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Sab Mar 21 2009, 12:52

prefiro Chapolim Colorado :P
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Convidad em Sab Mar 21 2009, 17:54

caraca! uaheuaheua a sami resumiu todos os episódios! xD
auehasuhe

mas chaves é mais da hora que chapolin \o

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Cleyton Pereira em Dom Mar 22 2009, 02:31

muito mais...

vejo chaves até hoje, com 20 anos na cara...e morro de rir...

hUHAuahUAahAhuAHuAHuH
avatar
Cleyton Pereira
Always

Mensagens : 1951
Data de inscrição : 31/05/2008
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Dom Mar 22 2009, 14:17

Somos 2, mas eu tenho um ano a menos que o Cleyton...sauhsuahshaushas

" - Quico, vc está chorando? - Chiquinha
- Não, eu estou segrando a parede.... - Quico
- Tesouro, vc está segurando a parede? - Velha carcumida
- Não eu estou...arrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr - Quico "

Poutz eu rio muito! shausuashuahsauhsausau

A melhro coisa que veio do México!
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Dom Mar 22 2009, 14:20

melhor coisa que veio do Mexico é a Thalia! ooo mulherão! Cool
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Dom Mar 22 2009, 14:24

Mas fio, ela é fruto de muitas plásticas! Mas ela é muito bonita mesmo! Olha a pedreiragem hein Juca???HSUHAUSHAUSHAUSHAUSH
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Dom Mar 22 2009, 14:27

ahhhhh mas o resultado é que importa, de fato é Thalia e Tequila alconcours do mexico!! eu sou fan de comida mexicana, sempre vou almoçar em algum lugar .... :P
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Cleyton Pereira em Dom Mar 22 2009, 15:36

haUHaUHauauhHAUUHAUAUAhUAhuHAUHA
Thalia e Chaves...tudo a ver mesmo

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
avatar
Cleyton Pereira
Always

Mensagens : 1951
Data de inscrição : 31/05/2008
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Dom Mar 22 2009, 16:00

ahh mas se voces preferem o Chaves blz hauhauhauha tem gosto pra tudo ahuahauhauha :P
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Cleyton Pereira em Dom Mar 22 2009, 21:52

sei lá...acho ele mó charmoso...
uahuhahuahuAhuaUHAuhAuhAUhUHAUHA

fala sério mermão...
aUHauhauhahuauhauhauhauhUHAUHA
avatar
Cleyton Pereira
Always

Mensagens : 1951
Data de inscrição : 31/05/2008
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Seg Mar 23 2009, 05:56

auhauhuahahuahhauhauauhauahauh charmoso? OMG! :P ahuahuahuahauhauhahahuhua
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Seg Mar 23 2009, 08:34

OMFG!!!!!! UAHSUAHSUASUAUSHAUSHAUSUASUHAUSAUSH
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Seg Mar 23 2009, 12:14

altas revelações heim ahuahuahuahauhauha :P
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Seg Mar 23 2009, 12:56

Pois é...a pederastia rolando solta!


zuera Cleyton....
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Cleyton Pereira em Seg Mar 23 2009, 21:31

vocês tem algo contra???
hein???

tu é homofóbico por acaso Juca???
preconceito bobo...
ahahUHaHUaUHAuhauhAuhuahuhauhAuh


TO ZUANDO TÁ GENTE!!! O.O


AauhuaHUAHUaHUAHahuuhauhaHUAHUaHUhuAuhauhaaUHuah
avatar
Cleyton Pereira
Always

Mensagens : 1951
Data de inscrição : 31/05/2008
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Juca em Seg Mar 23 2009, 23:54

UAHUAHUAHUHAUHUAHAUHAUHAUAHUAHUAH

eu num sou não! cada um dá o que tem! :P

huahauhauahuhaahuahua ta explicado pq vc curte o Eltinho!

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMM aauahuhauhauhauhau

zuera :P
avatar
Juca
Easy

Mensagens : 496
Data de inscrição : 13/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Ter Mar 24 2009, 08:31

HUSAHSUAHSUHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHASUAHSUHA

"Cada um dá o que tem!" hsuahsuahsuahsuhauhsuh Amei isso!
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Cleyton Pereira em Ter Mar 24 2009, 20:38

agora chega de chat gente...

aqui é Chaves...

rsrs


"VOCÊS NÃO VÃO COM A MINHA CARA???"

rsrsrs
avatar
Cleyton Pereira
Always

Mensagens : 1951
Data de inscrição : 31/05/2008
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Qua Mar 25 2009, 08:41

Quero ver, outra vez, seus olhinhos na noite serena.....

Lá vem o leiteiro, ele vem dançando, lá vem o leiteiro ele vem cantando...Vai Leite??? - Músicas master do Chaves. \o/
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Paulo Felício em Sex Nov 20 2009, 20:31

Nunca ouvi essa musica.
avatar
Paulo Felício
Moderador

Mensagens : 1197
Data de inscrição : 23/03/2009
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Samii_Kiske em Qui Dez 03 2009, 14:54

Procure!
avatar
Samii_Kiske
Somebody Somewhere

Mensagens : 1370
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=541492287442063766

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Paulo Felício em Ter Dez 08 2009, 08:08

Não -=
avatar
Paulo Felício
Moderador

Mensagens : 1197
Data de inscrição : 23/03/2009
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chaves!*

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum